Serviendos
Exames
Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE)
Como é feito?

Para tratamento definitivo ou paliativo dos pacientes com obstrução das vias biliares (cálculos e/ou tumores pancreatite aguda de repetição, pancreatite crônica, cálculos no ducto pancreático , cistos e estenoses das vias biliares e pancreáticas) complicações de procedimentos cirúrgicos das vias viliares e pancreáticas, desconforto abdominal refratário a tratamento, esclarecimento de achado de outros exames , dor abdominal de origem desconhecida e etc.


A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é o método de escolha para diagnóstico, tratamento e estudo das vias biliares e pancreáticas.


Por ser um procedimento complexo, a CPRE só deve ser realizada em locais com infraestrutura completa e por profissionais devidamente treinados.


O exame é realizado pela passagem de um videoduodenoscópio (tubo flexível com uma câmara na extremidade) através da boca, até o duodeno, com a injeção de contraste nas vias biliares e/ou pancreáticas. O controle dessa injeção é feito por radioscopia.


Ao término do exame permanecerá na sala de recuperação até seu total restabelecimento (geralmente 1 hora) e término do desjejum que lhe será oferecido. Poderá sentir um leve desconforto abdominal causado pela insuflação de ar. É importante abster-se de dirigir, operar máquinas ou tomar decisões importantes logo após o procedimento.


Indicação

Diagnóstico e tratamento de:


Estenoses benignas ou malignas das vias biliares

Retirada de cálculos biliares e ou pancreáticos

Diagnóstica ( hoje em dia cada vez menos utilizada devido avanço dos métodos de imagem não invasivos)

Preparo

Para o procedimento de Colangiografia o paciente deverá estar internado 8 horas antes da sua realização.

Biopsia Hepática percutânea ecoguiada / laparoscópica